Você está em: Home • Notícias • Conselho vota pela não implantação de Ensino Fundamental Anos Finais na Emma Balke

Na última semana aconteceu mais um encontro do Conselho Municipal de Educação de São Miguel do Oeste. As reuniões são mensais e ocorrem nas unidades municipais de ensino. Desta vez a EMEIEF Emma Balke sediou o encontro.

Conforme a presidente do conselho, Maria Nair Dill, na reunião, a direção e a coordenação da escola tiveram a oportunidade de apresentar o ambiente escolar, seus projetos, potencialidades e falar de seus desafios.

Ela observa que uma das pautas abordadas propunha a oferta do Ensino Fundamental Anos Finais na Escola Emma Balke, considerando a ampliação da unidade. O conselho votou pela não implantação deste nível de ensino, baseado em vários fatores, como: a EMEIEF Emma Balke é a única escola pública do centro em atendimento somente ao Ensino Fundamental anos iniciais; outra unidade do Centro, pública, pode estar atendendo o Ensino Fundamental Anos Finais e tem capacidade para isso; a estrutura prevista, espaço físico, com ambientes adequados, ainda não atende a necessidade para o Ensino Fundamental Anos Finais sendo que as crianças precisam de espaço para brincar, se movimentar, interagir, para isso precisam de áreas livres.

A definição do conselho foi unânime, sendo que o mesmo é composto por representantes de 19 segmentos da sociedade, incluindo áreas da educação pública e privada, pais, educadores, gestores e educandos.

“A frequência às reuniões é quase de 100% e grandes debates são desenvolvidos a partir de temáticas oriundas de pedidos da comunidade, encaminhamentos de escolas e da Secretaria Municipal de Educação”, enfatiza Maria.

Outro assunto em destaque foi a mudança da grade curricular da rede municipal, com a implantação de mais uma aula de Inglês nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o qual obteve aprovação dos conselheiros.

“A instituição de mais uma aula de inglês entre as várias razões apresentadas, quanto a sua importância, diz respeito à oferta de duas aulas semanais na Educação Infantil, uma nos anos iniciais e duas nos anos finais. Corrigindo a discrepância, a Secretaria Municipal de Educação amplia também a disponibilidade de duas aulas semanais de planejamento para os pedagogos”, complementa.

A Legislação propõe 1/3 de horas atividades para os professores para planejamento e organização da atividade pedagógica. A secretaria busca de forma progressiva, proporcionar o referido tempo, com vistas à melhoria na oferta de uma educação de qualidade.

Copyright © 2009-2022 Prefeitura Municipal de São Miguel do Oeste - SC.