Você está em: Home • Notícias • São Miguel inicia projeto de sustentabilidade

São Miguel inicia projeto de sustentabilidade

31.08.2021

Novos caminhões passam a ser utilizados na coleta do lixo orgânico, e containers para o depósito destes materiais substituirão as lixeiras a partir de janeiro

O Município de São Miguel do Oeste inicia nesta terça-feira (31), um novo projeto de sustentabilidade, com foco no manejo adequado do lixo orgânico produzido em toda a cidade.

A empresa TOS Obras e Serviços Ambientais venceu a licitação para realizar a coleta destes materiais por mais cinco anos, mas precisou adequar-se a algumas situações elencadas pela Secretaria de Urbanismo. Já no dia de hoje, a empresa apresentou sua frota renovada, com um veículo que já vinha sendo utilizado e outros dois totalmente novos. O secretário, Jeferson Dias, salienta que a nova frota é apenas o passo inicial deste projeto de sustentabilidade.

A partir do mês de janeiro do próximo ano, o Município irá colocar 300 containers com tampa para lixo orgânico em posições estratégicas da área central, que estão em fase de mapeamento. Os equipamentos visam eliminar o mau cheiro e o acesso de animais. As atuais lixeiras passarão a ser utilizadas somente para materiais recicláveis. Posteriormente, o modelo será levado também para os bairros.

Outro detalhe é que o lixo orgânico passará a ser pesado, e o Município pagará mensalmente para a empresa o real valor coletado, e não por estimativa, como ocorre atualmente.

“Estamos pensando São Miguel para o futuro de uma forma sustentável, elevando a forma como tratamos o lixo que produzimos aos padrões das grandes cidades que são referência neste quesito. Isso refletirá em uma cidade cada vez mais limpa, bonita e aconchegante”, destaca o secretário.