Você está em: Home • Notícias • Grupo Ítalo-Germânico comemora 30 anos com exposição no Museu

Grupo Ítalo-Germânico comemora 30 anos com exposição no Museu
Museu realiza exposição em homenagem aos 30 anos do Grupo Ítalo-Germânico

25.08.2021

Cultivar e preservar os valores das culturas italiana e alemã é um dos principais objetivos do grupo

A Secretaria de Esporte e Cultura, por meio do Museu Municipal Rui Arcádio Luchesy, realiza entre os dias 25 e 27 de agosto, a exposição em homenagem aos “30 Anos do Grupo de Danças Ítalo-Germânico”.

Segundo a chefe de Divisão de Museu, Aurea Seganfredo, a exposição conta com fotografias que retratam a história do grupo Ítalo-Germânico e, ainda, trajes típicos, utilizados nas apresentações, ao longo destes 30 anos de atividades.

O grupo que completa três décadas de atividades, conta hoje com um corpo de 46 dançarinos, com idade a partir de 6 anos, nas categorias infanto-juvenil e adulto. Nas apresentações, são utilizados trajes típicos alemão e italiano.

De acordo com a coordenadora, Cleci da Silva, o Grupo de Danças Ítalo-Germânico é uma entidade sem fins lucrativos que tem por objetivos expandir, cultivar e preservar os valores das culturas italiana e alemã (germânica), além de proporcionar um atividade saudável aos jovens, crianças e adultos que gostam de dançar.

Fundado em 04 de junho de 1991, o Ítalo-Germânico iniciou seus ensaios no CTG Porteira Aberta, passando pelo Salão Paroquial da Igreja Matriz, Clube Comercial, andar superior da Caixa Econômica Federal, Feira Livre Municipal, ginásio da Escola Estadual São João Batista e ginásio da Escola Básica São Miguel. O grupo já realizou apresentações pelo estado de SC, RS e, também, em San Pedro, na Argentina.

Cleci informa que atualmente o grupo realiza os ensaios no Centro de Convivência de Idosos, nas sextas-feiras, às 19h, com as categorias infantil, infanto-juvenil e juvenil; e nos domingos, às 18h, com a categoria adulta (danças alemãs e italianas). Em breve o grupo deve iniciar os ensaios com a categoria Master.