Você está em: Home • Notícias • Violência contra a mulher é tema de campanha em São Miguel do Oeste

Violência contra a mulher é tema de campanha em São Miguel do Oeste

10.08.2021

Secretaria de Assistência Social conta com parceria do setor público e iniciativa privada no desenvolvimento de ações de divulgação e conscientização. Cerca de 90 mulheres vítimas de violência estão, atualmente, em acompanhamento no CREAS do município

A Secretaria Municipal de Assistência Social está contando com o apoio de diversas entidades e instituições para a realização da campanha Agosto Lilás deste ano, a qual tem o objetivo de disseminar informações sobre os tipos de violência contra a mulher e os canais de denúncia, emergência e socorro para interromper os ciclos de violência.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Andreia Rebelato, a campanha está contando com a parceria da CDL, COMDIM, DPCAMI, 4ª Promotoria (MPSC) e da Rede Catarina (Polícia Militar), nas ações de divulgação e conscientização. Ela também agradece o envolvimento de mais de 80 empresas que aderiram à campanha, afixando cartazes e caracterizando vitrines, para referenciar e sensibilizar a sociedade sobre a importância de combater a violência contra a mulher.

Em São Miguel do Oeste, as mulheres vítimas de violência são atendidas pelo CREAS. De janeiro a junho de 2021, 51 novos casos de mulheres iniciaram o atendimento. No momento, há, aproximadamente, 90 mulheres vítimas de violência doméstica em acompanhamento no município.

TIPOS DE VIOLÊNCIA:

- Física: acontece com agressões que machucam, causam dor e podem levar até mesmo à morte.

- Psicológica: humilhações, xingamentos e intimidações.

- Sexual: se há constrangimento, ameaça, coação ou uso da força.

- Patrimonial: ocorre quando há destruição, retenção ou subtração de objetos ou valores da vítima.

- Moral: calúnia, difamação e injúria.

CANAIS DE DENÚNCIA:

- Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180

- Direitos Humanos – Disque 100

- Polícia Civil – 181

- DPCAMI – 3622-6546

- Ministério Público de Santa Catarina: www.mpsc.mp.br, no link da Ouvidoria

- 4º Promotoria de Justiça: 3631-7304, 99200-3422 ou pelo e-mail: saomigueldooeste04pj@mpsc.mp.br.

- CREAS: 3631-2099 ou 99125-5267 (Rua Salgado Filho, 1073, Centro).