Você está em: Home • Notícias • Vacinação reduz casos graves de covid em São Miguel do Oeste

Vacinação reduz casos graves de covid em São Miguel do Oeste

09.07.021

Secretaria de Saúde destaca importância das pessoas completarem o esquema vacinal

Até o momento, aproximadamente 26 mil doses da vacina contra covid foram aplicadas em São Miguel do Oeste, o que significa mais de 63% da população residente. Destas, cerca de 75% são consideradas primeiras doses e 25% da população está totalmente imunizada.

A enfermeira Bruna Villa, responsável pela Sala de Vacinas, ressalta que não foi aplicada nenhuma dose de vacina com prazo de validade vencido, e as aplicações seguem o cronograma estabelecido pela Secretaria de Estado e pelo Ministério da Saúde. “Felizmente, o índice de comparecimento para recebimento da segunda dose é superior a 90% em nossa cidade, o que reflete positivamente na saúde coletiva da população”, avalia.

No mês de maio, foram registrados 12 óbitos pela doença; nas primeiras semanas de junho, este índice caiu para sete, o menor em quatro meses; o último foi há 20 dias. A redução gradativa destes números evolui lado a lado com a aplicação das segundas doses da vacina e o período necessário para que a imunidade se desenvolva.

O enfermeiro Marcos Bortolanza, da Vigilância Epidemiológica, assinala que a vacina tem se demonstrado segura e eficiente no combate à pandemia e que nenhum caso de eventos adversos graves foi registrado. “É preciso que as pessoas fiquem atentas, e não deixem de tomar a vacina quando for a sua vez. Mais do que isso, é de extrema importância que completem o esquema vacinal”.