Você está em: Home • Notícias • Vacinação contra covid terá sequência nesta terça-feira

Vacinação contra covid terá sequência nesta terça-feira

Objetivo é atender todas aquelas pessoas dos grupos prioritários já contemplados, mas que ainda não receberam a primeira dose da vacina

A Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel do Oeste dará prosseguimento à vacinação contra covid-19, nesta terça-feira (18), atendendo na Praça Walnir Bottaro Daniel, das 08h às 16h, todas aquelas pessoas dos grupos prioritários já contemplados, mas que ainda não receberam a primeira dose da vacina.

A secretária, Geni Girelli, explica que quando a pessoa está com sintomas respiratórios ou teve covid há menos de 30 dias, ela é orientada a não se vacinar. Este é um dos motivos para que mais esta data fosse disponibilizada. “Além disso, por uma questão de agenda ou até de desconhecimento, algumas pessoas acabaram não se vacinando quando era a sua vez. Por isso, resolvemos fazer esta repescagem”, informa.

Entre os públicos-alvo estão os idosos (60 anos acima), pacientes transplantados, pessoas com Síndrome de Down, pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC, portadores de doença renal crônica em diálise e pessoas acima de 18 anos que comprovem alguma das seguintes comorbidades:

• Diabetes mellitus;

• Pneumopatias crônicas graves;

• Hipertensão arterial resistente (HAR);

• Hipertensão arterial estágio 3;

• Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade;

• Insuficiência cardíaca (IC);

• Cardiopatia hipertensiva;

• Síndrome coronariana;

• Valvopatias;

• Miocardites e Pericardiopatias;

• Doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas;

• Arritmias cardíacas;

• Cardiopatias congênitas no adulto;

• Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados;

• Doença cerebrovascular;

• Doença renal crônica;

• Imunossuprimidos;

• Hemoglobinopatias graves;

• Obesidade mórbida;

• Síndrome de down;

• Pacientes oncológicos;

• Cirrose hepática.

*Em caso de dúvida, procure seu médico.

Para receber a vacina, é necessário apresentar um Comprovante de Residência, Cartão SUS, Carteira de Vacinação, RG ou CPF e um comprovante da deficiência ou comorbidade. Para comprovar alguma das comorbidades consideradas pelo Ministério da Saúde, é preciso apresentar exame, atestado ou receita médica.

Pessoas que estiverem com sintomas gripais ou que tiverem positivado para covid nos últimos 30 dias devem aguardar para receber a vacina em outra oportunidade. Também é necessário pelo menos 15 dias de intervalo entre a vacina contra covid e da gripe.