Você está em: Home • Notícias • Grupo médico irá estudar prós e contras do tratamento precoce da covid-19 em São Miguel do Oeste

Medicamentos estão disponíveis na rede pública do município, mas sua utilização depende de prescrição médica; prefeito Wilson Trevisan solicitou estudo mais aprofundado sobre o assunto

O Município de São Miguel do Oeste irá criar um grupo médico de estudos sobre a eficácia do tratamento precoce contra a covid-19. De acordo com o prefeito, Wilson Trevisan, a intenção é montar uma equipe com profissionais representantes da saúde pública municipal, Hospital Regional Terezinha Gaio Basso e do setor privado, que deverá avaliar os prós e contras desta modalidade de tratamento, e embasar uma orientação técnica mais sólida em São Miguel do Oeste. “Nosso objetivo é salvar vidas, não importa o procedimento”, destaca.

Atualmente, há uma corrente médica que defende o uso de substâncias combinadas em pacientes que estejam na fase inicial de contaminação, o que, segundo esta linha de pensamento, restringiria a evolução do quadro para situações mais graves.

Entretanto, diante das divergências dentro da própria medicina, Trevisan ressalta que, em São Miguel do Oeste, a maior parte dos medicamentos que compõem a lista de tratamento precoce estão disponíveis gratuitamente na farmácia básica do município, mas cabe ao profissional médico prescrevê-lo ou não.

“Não somos técnicos na área da saúde para dizer se algum medicamento funciona ou não funciona, por isso, hoje está a cargo do profissional médico avaliar cada caso conforme o seu entendimento e, em concordância com o paciente, empregar ou não este tratamento”, explica o prefeito.

Trevisan ressalta que, hoje, as únicas formas seguras de enfrentar o coronavírus que são consenso da própria ciência, são por meio da vacina, do distanciamento social e de medidas sanitárias como o uso de máscaras e higienização das mãos.