Você está em: Home • Notícias • São Miguel do Oeste e o Turismo

São Miguel do Oeste e o Turismo

São Miguel do Oeste é um município com grande potencial turístico pela sua diversidade cultural, empreendedorismo, qualidade de vida, além das belezas naturais.

O setor turístico tem um enorme potencial econômico, social, cultural e ambiental, e é pensando nestes elementos que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e o Conselho Municipal de Turismo, têm buscado divulgar espaços, projetos e atrativos ainda desconhecidos em São Miguel do Oeste. A exemplo de:

* Da Trilha Treinamentos
Empresa especializada em esportes de aventuras e Treinamentos Vivenciais ao Ar Livre, com 24 anos de experiência. Conta com uma grande estrutura de aventuras como o mais alto circuito de arvorismo do Brasil, sete paredes de escaladas com diferentes níveis de dificuldades, poste de escalada, tirolesa, torre alpina com cinco atividades diferentes, escadão de escalada, dois trapézios e uma ampla variedade de atividades de aventuras baixas.

Está localizada no bairro Santa Rita, na rua Deosiderio Teló, próximo ao aeroporto.

Trabalha somente com agendamentos, através do site www.datrilha.com.br, telefone (49) 9 9108 0610, email datrilha@datrilha.com.br, ou ainda Facebook ou Instagran “Datrilha Treinamentos”.

* Artesanatos em madeira rústica, confeccionados pelo escultor Luiz Carlos Liesenfeld, popular "Pica Pau".
O artesão trabalha e reside no Recanto Feliz, localizado na Linha Campo Salles (nas proximidades da comunidade), e o atendimento é realizado de terça a sexta-feira.

Mais informações no facebook https://www.facebook.com/luizcarlos.liesenfeld.5 ou pelo telefone (49) 9 9131-7484.

************************

O Município tem diversas agroindústrias de famílias de agricultores, legalizadas dentro dos padrões sanitários exigidos, atendidos e orientados tecnicamente pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Piscicultura e pela Epagri.

Estas agroindústrias oferecem produtos de boa qualidade com o sabor colonial:

* Mel do Oeste, produção do casal Doreti e Nério Stedile
As visitas na propriedade que fica na Linha Emboaba, poderão ser realizadas nas sextas-feiras, das 13h às 18h.

Contatos devem ser feitos pelos telefones (49) 9 9174 4338 (Doreti) ou (49) 9 9975 5390.

*Moinho Lang - produção de farinha de milho "La Mia Polenta"
Contatos com Hugo Lang, pelo telefone (49) 9 9148 9417.

************************

*Sítio Santos Cherobin

A propriedade é especializada em produção orgânica de pitaya e limão. As primeiras plantas foram introduzidas no local em 2015, e atualmente conta com 1.000 plantas de nove variedades em plena produção.

A propriedade oferece, entre os meses de dezembro e junho, atividade de visitação aos sábados e domingos à tarde com colhe e pague de Pitaya.

Outro atrativo são duas trilhas com cachoeiras: a "Trilha da Pitaya rio acima" e a "Trilha da Pitaya rio abaixo", que podem ser feitas por agendamento.

Telefones de contato: Cláudio dos Santos (49) 9 9912 3194; Cleusa Cherobin (49) 9 9966 6723.

***********************

São Miguel do Oeste conta ainda com alguns atrativos turísticos:

*Coleção de Automóveis Clássicos Antigos

Inspirado no pai José Valar, que nos anos 1950 teve um Ford Bigode, modelo 1926, o Sr. Jacinto alimentava o sonho de um dia ter aquele carro ou o mais perto daquele modelo. Quando o seu primo entregou a velha roda do carro de seu pai, guardada por muitos anos, nascia ali, o início da sua incrível coleção.

Hoje, após 35 anos da aquisição do primeiro automóvel, a coleção conta com 26 modelos restaurados e das mais variadas marcas.

Entre eles:

Ford 50-A Sport Coupe 1929 - mão inglesa

Fiat 600- 1962 4 passageiros 21 CV gasolina

Ford Rural Willys 1972 - 5 passageiros 91 CV gasolina

Ford 1922 Modelo T 40 HP Fabricado no USA

*Coleção de Instrumentos e Equipamentos Agrícolas Antigos

Também inspirado em seu pai José Valar, a coleção iniciou ao guardar antigos objetos familiares, entre eles as pipas de vinho que o pai utilizava na fabricação do vinho. Com o passar dos anos a coleção foi ampliada e hoje conta com várias ferramentas utilizadas pelos agricultores das pequenas propriedades. A coleção dispõe de objetos com mais de 120 anos.

*Coleção de objetos da Empresa Valar e Cia e da família

Resgata documentos e objetos que contam a origem italiana da família, através de fotografias e objetos pessoais. Também equipamentos, documentos e outros apresentam a trajetória da empresa Valar e Cia, constituída em São Miguel do Oeste nos anos 1949.

*************************

*Propriedade de Albino Vanot

Maior açude do município 3hc de área alagada.

Coleção de Automóveis Clássicos Antigos