Você está em: Home • Notícias • Horto medicinal do Município terá “Relógio do Corpo Humano”

Horto medicinal do Município terá “Relógio do Corpo Humano”

Projeto está sendo desenvolvido no bairro Agostini, ao lado do Centro de Convivência de Idosos

Está tomando forma em São Miguel do Oeste o novo horto medicinal que será implantado no bairro Agostini, ao lado do Centro de Convivência de Idosos. No espaço, de aproximadamente 600 metros quadrados, serão cultivadas cerca de 125 espécies de plantas medicinais, condimentares e aromáticas, com destaque para o “Relógio do Corpo Humano”.

A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a Epagri. Na manhã desta sexta-feira (24), o prefeito, Wilson Trevisan, esteve vistoriando as atividades. De acordo em ele, a ideia é de que o local funcione como ferramenta para aprendizagem sobre o corpo e benefícios das ervas para a saúde, com a realização de oficinas para escolas, grupos de idosos e demais interessados.

O “Relógio do Corpo Humano” consiste em um canteiro construído em forma de relógio, onde cada duas horas correspondem a um pedaço do corpo humano e período de maior atividade de cada órgão. Se o horário da 01h às 03h representa o fígado, serão cultivadas neste espaço da horta plantas e ervas que contribuem para o combate a problemas deste órgão, por exemplo. A ferramenta se baseia em um dos princípios da medicina tradicional chinesa.

O processo para conclusão deste trabalho é demorado, tendo em vista que cada erva tem um clima específico para sua semeadura. A projeção é de que tudo esteja pronto daqui a dois a três meses.