Você está em: Home • Notícias • Município inicia testagem de covid-19 por amostragem da população

Município inicia testagem de covid-19 por amostragem da população

Em duas semanas, 423 pessoas serão testadas em São Miguel do Oeste

O Município de São Miguel do Oeste iniciou nesta segunda-feira (15), um trabalho pioneiro, de testagem da população por amostragem para covid-19. A Secretaria de Saúde, por meio do setor de Vigilância Epidemiológica, está coordenando mais esta ação, que foi aprovada pelo Comitê de Crise e Administração Municipal. Os dados servirão como base para um estudo, em parceria com a Unoesc, que auxiliará o poder público e o Comitê na tomada de decisões.

De acordo com o coordenador da Vigilância Epidemiológica, enfermeiro Marcos Bortolanza, serão testadas 423 pessoas, no decorrer de duas semanas. Elas foram divididas por faixa etária, sexo e endereço, para que representem estatisticamente a totalidade da população. As coletas são todas agendadas pela equipe da Saúde.

O coordenador do Comitê de Crise, Dr. Maurício Piacentini, ressalta que o principal parâmetro para medir o grau de efetividade das ações de combate à covid-19 no âmbito local não é o número de casos confirmados, e sim a sua gravidade. “Em São Miguel do Oeste, até ontem (14), já tínhamos registrado 97 casos, mas nenhum deles considerado grave, e com 67 pacientes já recuperados”, destaca.

A secretária de Saúde, Geni Girelli, explica que a testagem tem se mostrado a melhor maneira de combater a covid-19. “Desta forma, conseguimos entender o comportamento do vírus em nossa comunidade, isolar pessoas infectadas e evitar uma contaminação desenfreada, diminuindo os riscos de casos graves da doença e também de superlotação de hospitais”, relata.

Até ontem (14), o Município de São Miguel do Oeste havia testado 765 pessoas, com 668 resultados negativos e 97 positivos. Foram testados pacientes sintomáticos e profissionais da saúde. Todos que testam positivo, assim como aqueles que residem em suas casas, são monitorados e permanecem em isolamento até que o risco de contaminação seja afastado.