Você está em: Home • Notícias • Comitê define metodologia de testagem da população para o Covid-19

Comitê define metodologia de testagem da população para o Covid-19

Moradores de todos os bairros serão testados, a fim de identificar o quadro real de circulação do vírus e traçar novas estratégias de combate

O Comitê de Crise do coronavírus em São Miguel do Oeste esteve reunido na manhã desta terça-feira (28), no Salão Nobre da prefeitura, para deliberar sobre novas estratégias de prevenção e enfrentamento ao Covid-19 no município.

Entre os principais assuntos da pauta, esteve a definição da metodologia de testagem da população, a partir da chegada dos testes rápidos. Já nesta terça-feira, foram distribuídos para o setor de Saúde de São Miguel do Oeste, 500 testes doados por meio do movimento “São Miguel em Ação”, com o envolvimento de empresas e entidades locais. A Secretaria de Saúde deve receber, nos próximos 15 dias, outras mil unidades dos kits de testagem.

Por aprovação do Comitê, as primeiras pessoas a serem testadas deverão ser aquelas que já estiveram ou estão em isolamento devido à apresentação de sintomas respiratórios. A projeção é de que cerca de 250 pacientes se enquadrem nesta condição. O segundo grupo testado será dos profissionais que atuam na área da Saúde.

Em um terceiro momento, os testes serão efetuados na população em geral, seguindo um sistema de amostragem, que contará com o apoio técnico da Unoesc. A ideia é utilizar um método científico, contemplando moradores do centro, bairros e interior, de diferentes perfis e faixas etárias. Também serão reservados testes para novos pacientes que apresentarem os sintomas da doença no município.

“A Administração Municipal de São Miguel do Oeste, o setor de Saúde, e o próprio Comitê de Crise, tomaram uma série de medidas desde que os primeiros casos começaram a surgir em Santa Catarina. Conseguimos retardar a chegada do coronavírus em nossa cidade, e nos preparamos para combatê-lo quando for o momento. Agora, precisamos saber o quadro real de circulação do vírus, a fim de traçar novas estratégias”, explica o coordenador do Comitê, Dr. Mauricio Piacentini.

Durante a reunião, também foi definido um novo horário de funcionamento para o Centro de Triagem. A partir do dia 04 de maio, o atendimento será das 08h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. Fora deste horário, os pacientes com sintomas respiratórios, deverão dirigir-se à UPA 24h.