Você está em: Home • Notícias • Secretaria de Saúde orienta população a usar máscaras

Secretaria de Saúde orienta população a usar máscaras

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio dos setores de Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica, divulgaram uma Nota Informativa nesta quarta-feira (08), onde recomenda o uso de máscaras pela população em geral, e também orienta sobre como produzir máscaras caseiras. O objetivo é prevenir a proliferação do coronavírus.

RECOMENDAÇÕES:

1 – Utilize máscaras caseiras quando estiver em contato com outras pessoas, especialmente, quando houver necessidade de deslocamento ou permanência em espaços onde há maior circulação, como mercados, farmácias, bancos e outros.

2 – Profissionais da saúde que estiverem em atendimento clínico, e cuidadores de pessoas com suspeita de Covid-19, devem utilizar máscara cirúrgica.

3 – Profissionais da saúde, durante procedimentos e cuidados que gerem aerossóis, devem usar máscara N95/PFF2.

4 – Pessoas com suspeita ou confirmação de Covid-19 devem ficar isoladas. No caso de saídas emergenciais de seu quarto ou quando estiverem em contato com outras pessoas, devem sempre utilizar máscara cirúrgica.

5 – Pessoas que tiverem contato próximo/domiciliar de pacientes com qualquer sintoma respiratório, devem ficar restritas em suas casas. Em saídas emergenciais, utilizar sempre máscara cirúrgica.

6 – Além do uso de máscaras, higienize constantemente suas mãos e superfícies de contato, pratique a etiqueta da tosse e o distanciamento social.

·Atenção: devido à escassez mundial de máscaras cirúrgicas e N95/PFF2, e à necessidade de garantir a continuidade do trabalho dos profissionais de saúde, a população em geral NÃO deve utilizar estes tipos de máscaras.

Recomendações para fabricação de máscaras caseiras:

As máscaras caseiras podem ser feitas pela própria população e os tecidos recomendados para utilização como máscara são, em ordem decrescente de capacidade de filtragem de partículas virais:

a) Tecido de saco de aspirador

b) Cotton (composto de poliéster 55% e algodão 45%)

c) Tecido de algodão (como camisetas 100% algodão)

d) Fronhas de tecido antimicrobiano

Recomendações sobre o uso das máscaras caseiras:

- Utilize o tecido duplo para confeccionar a sua máscara;

- A máscara caseira é de uso individual, portanto, não compartilhe sua máscara com ninguém;

- Quando colocar a máscara, tenha atenção e cuidado para cobrir a boca e nariz e amarre com segurança para minimizar os espaços entre o rosto e a máscara;

- Enquanto estiver usando a sua máscara evite tocá-la ou ajustá-la, assim como, evite tocar no seu rosto como um todo;

- A máscara deve ser trocada após 2 horas de uso ou quando estiver suja ou úmida;

- Ao chegar em casa, lave as mãos com água e sabão, secando-as bem, antes de retirar a máscara;

- Retire a máscara desatando o nó da parte traseira ou o elástico lateral. Não se deve tocar na parte da frente.

Recomendações para a higienização das máscaras caseiras:

1-Faça a imersão da máscara em recipiente com água potável e água sanitária (2,0 a 2,5%) por 30 minutos. A proporção de diluição a ser utilizada é de 1 parte de água sanitária para 50 partes de água (Por exemplo: 10 ml de água sanitária para 500ml de água potável). Após o tempo de imersão, realizar o enxágue em água corrente e lavar com água e sabão;

2- Após lavar a máscara, a pessoa deve higienizar as mãos com água e sabão;

3- A máscara deve estar seca para sua reutilização;

4- Após secagem da máscara, passe sua a máscara com ferro quente e acondicione em saco plástico;

Descartar a máscara sempre que apresentar sinais de deterioração ou funcionalidade comprometida.