Portal Oficial - Prefeitura Municipal de São Miguel do Oeste - SC

A
A-
A+
Notícias

Você está em: Home • Notícias • Município pode adquirir até 2 mil testes de Covid-19

Município pode adquirir até 2 mil testes de Covid-19

Medida foi aprovada pelo Comitê de Crise; risco é da doença já estar circulando na comunidade, em pessoas não testadas

O Município de São Miguel do Oeste tem a previsão de adquirir até 2 mil testes rápidos para diagnóstico de Covid-19. Neste primeiro momento, será encaminhada a aquisição de 200 kits, com a previsão do apoio de entidades para cerca de 500 outras unidades. O restante, será adquirido pela Secretaria de Saúde conforme a necessidade. Cada teste custa cerca de R$ 124,00. A medida foi aprovada pelo Comitê de Crise, que esteve reunido na tarde desta sexta-feira (03) para tratar deste e outros assuntos ligados à prevenção ao coronavírus.

O prefeito, Wilson Trevisan, salienta que a intenção é aumentar capacidade de vigilância sobre os casos positivos, isolando as pessoas que realmente tenham a doença, e tornando as ações da Saúde mais efetivas.

O médico Mauricio Piacentini, coordenador do Comitê de Crise, explica que o coronavírus normalmente começa a circular em uma localidade semanas antes dos primeiros casos graves aparecerem. Por isso, esta medida de prevenção é tão necessária.

O enfermeiro Marcos Bortolanza, coordenador da Vigilância Epidemiológica Municipal, disse que o Estado tem previsão de enviar à Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 50 kits de teste rápido, número considerado bem abaixo das necessidades.

A aquisição de outros EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), como luvas, máscaras e aventais, também foi discutida durante a reunião do Comitê. Um novo entendimento do Ministério da Saúde abre a recomendação do uso de máscaras, inclusive de materiais alternativos, como pano, para outros públicos, desde que estejam em ambientes fechados e com um número maior de pessoas, o que deve aumentar significativamente a procura pelo produto nos próximos dias. O Comitê está estudando uma forma de auxiliar na viabilização destes equipamentos.

Até o momento, São Miguel do Oeste não tem nenhum caso confirmado de contaminação pelo coronavírus. Segundo o coordenador do Comitê, Mauricio Piacentini, as medidas preventivas que foram tomadas no município podem ter atrasado a chegada do vírus, mas também existe a possibilidade da doença já estar presente na comunidade, em pessoas que não foram testadas. “Por isso, quem puder, deve, sim, permanecer em casa”, destaca.


Galeria de imagens

COMPARTILHE:

Copyright © 2009-2021 Prefeitura Municipal de São Miguel do Oeste - SC.
Todos os direitos reservados.

O Poder Executivo Municipal de São Miguel do Oeste paga na manutenção deste site o valor mensal de R$ 590,00.

DBlinks Agência Digital