Você está em: Home • Notícias • Novembro Azul terá ações de prevenção e cuidados com a saúde dos homens

Novembro Azul terá ações de prevenção e cuidados com a saúde dos homens

Primeira ação do mês será neste sábado (09), no SESC

A Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste intensifica ações neste mês, voltadas aos cuidados integrais com a saúde do homem, durante a campanha Novembro Azul.

Conforme a diretora de Atenção Básica, enfermeira Ana Arnold, este é o mês de conscientização e cuidados com a população masculina, incluindo a prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, além do repasse de informações sobre saúde mental, infecções sexualmente transmissíveis, doenças crônicas (diabetes, hipertensão), entre outras.

Ana ressalta que as equipes de todos os postos de saúde, durante o mês de novembro, estarão repassando dicas de alimentação saudável, para controlar o tabagismo, diminuir o consumo de bebida alcoólica, além da prática de atividades físicas. “São atos simples, que promovem o bem-estar e ajudam a manter mente e corpo em perfeito funcionamento, prevenindo doenças”.

A primeira ação do Novembro Azul, organizada pela Saúde, acontece neste sábado (09), das 7h30min às 10h30min, no Sesc. No local estará sendo aferida a pressão arterial, realizado exame de PSA, acuidade visual, daltonismo, manutenção de óculos, teste de glicemia e roda de conversa sobre prevenção do câncer de próstata.

O Dia D será realizado na data de 30 de novembro, junto com o Dia D da Vacinação contra o sarampo (adultos de 20 a 29 anos), na Unidade Sanitária Central, das 8h às 17h. Neste dia, serão repassadas orientações posturais do dia a dia, pelas fisioterapeutas da Saúde, e realizadas auriculoterapia, reiki, shiatsu, tok- seh, ventosa terapia, orientações sobre alimentação na prevenção ao câncer, avaliação odontológica relacionada ao câncer de boca.

Câncer de próstata

É o tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. É o câncer mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele.

Estimativas apontam 68.220 novos casos em 2018. Esses valores correspondem a um risco estimado de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens, além de ser a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil, com mais de 14 mil óbitos.

Existem alguns fatores que podem aumentar as chances de um homem desenvolver a doença: idade e histórico de câncer na família, sobrepeso e obesidade,

Entre os sinais e sintomas, estão a dificuldade de urinar, demora em começar e terminar de urinar, sangue na urina, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Copyright © 2009-2019 Prefeitura Municipal de São Miguel do Oeste - SC.