Você está em: Home • Notícias • Argentinos buscam modelo de incentivo à agricultura em Santa Catarina

Argentinos buscam modelo de incentivo à agricultura em Santa Catarina

Encontro Internacional aconteceu em São Miguel do Oeste e a organização em cadeias produtivas e crédito agrícola foram os temas que mais chamaram a atenção dos argentinos

O 1º Encontro Internacional para o Desenvolvimento do Meio Rural, realizado na última sexta-feira (13), em São Miguel do Oeste, foi marcado pela integração entre Brasil e Argentina, debates e troca de experiências.

Os líderes do país vizinho foram recepcionados por autoridades e lideranças brasileiras, no Cetresmo, durante todo o dia, na busca por informações para implementar um modelo de incentivo à agricultura, com contrapartida e investimento em capacitação e extensão rural, considerando a semelhança da região de Missiones com o Oeste Catarinense.

De acordo com o secretário de Agricultura de São Miguel do Oeste, e presidente do Colegiado dos Secretários de Agricultura do Estado de Santa Catarina, Renato Romancini, foi um dia de muito diálogo entre os dois países. “Existem muitas diferenças, pois na Argentina as culturas são individuais e, aqui em Santa Catarina, trabalhamos com a organização de cadeias e em pequenas cooperativas de produção”.

Durante a tarde, com a presença do Secretário de Estado da Agricultura, Airton Spies, que falou sobre as tendências mundiais e programas de Estado, abriu-se a possibilidade de uma negociação entre Estado de SC e Governo de Missiones, tanto na questão da produção de milho, como a entrada do mesmo produzido no Paraguai para o Brasil, via Argentina.

“Precisamos fortalecer essas parcerias e superar desafios produtivos em Santa Catarina, como a criação da rota do milho. Pois o carro chefe da nossa economia agropecuária é a produção da proteína animal, principalmente suínos e aves e, agora também, o leite. E essas são atividades que tem o grão do milho como principal alimento. Hoje consumimos quase 7 milhões de grãos por ano e conseguimos produzir apenas três milhões. Somos um Estado pequeno que não possui área para produzir o que nos falta”, relatou Spies ao destacar a importância deste encontro internacional.

No final do dia, Spies junto com Romancini e os líderes argentinos, esteve no gabinete do prefeito Wilson Trevisan, repassando a avaliação do dia de trabalho e agradecendo a receptividade do município durante este 1º Encontro Internacional.

Debates envolveram lideranças do setor agrícola

Do Brasil, além do Secretário Airton Spies, e do secretário municipal, Renato Romancini, participaram do encontro, o ex-secretário e deputado estadual, Moacir Sopelsa, técnicos da Cidasc, Epagri, Cidema, IFSC, Sulcredi, SICAS e GPS Rural.

Entre os argentinos que estiveram presentes, estão o Senador Nacional da Província de Missiones, Humberto Schiavoni, o diretor e delegado do Ministério do Interior para a Província de Missiones, Alfredo Schiavoni, o secretário de Agricultura Familiar do Ministério da Agroindústria, Santiago Hardie, além de diretores da Fundação Pensar, da Fundação Mediterrânea, da entidade Binacional Yacyretá, colaboradores e empresários.

Copyright © 2009-2018 Prefeitura Municipal de São Miguel do Oeste - SC.