Portal Oficial - Prefeitura Municipal de São Miguel do Oeste - SC

Notícias

Você está em: Home • Notícias • Empresa é habilitada para gerir o estacionamento rotativo

Empresa é habilitada para gerir o estacionamento rotativo

Após abertura da proposta, nesta quinta-feira (08), falta apenas a demonstração prática, no dia 19 deste mês. Em seguida, será assinado o contrato, e a empresa terá 90 dias para colocar o sistema em funcionamento

A empresa Serbet – Sistema de Estacionamento Veicular do Brasil, com sede em Joinville (SC), se habilitou a gerenciar o estacionamento rotativo em São Miguel do Oeste. O processo licitatório previa a abertura das propostas para a manhã desta quinta-feira (08). A Serbet foi a única a se inscrever. Após rigorosa análise documental de uma equipe técnica da Administração Municipal, foi dado aval para a sequência das etapas de instalação do sistema no município. A empresa já administra o sistema em cidades como Joaçaba, Curitibanos e Concórdia, em Santa Catarina, e algumas cidades do estado de São Paulo, e também fornece o aplicativo para diversas cidades do País.

O procurador jurídico da Administração de São Miguel do Oeste, Nédio de Lima, explica que, como apenas uma empresa participou do certame, a etapa que abriria prazo para recursos, não será necessária. “O próximo passo, é a realização da Prova de Conceito, onde a empresa terá que fazer uma demonstração prática de seu sistema em funcionamento. Isso está marcado para o dia 19 deste mês. Em seguida, caso o resultado seja positivo, procederemos à assinatura do contrato, no dia 20 ou 21 deste mês. A partir daí, a empresa terá prazo de 30 dias para iniciar a instalação do sistema, e mais 60 para colocá-lo em operação”, explica o procurador. O período de concessão é de 10 anos.

O diretor do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), Jeferson Dias, relata que o sistema que entrará em funcionamento em São Miguel do Oeste é considerado o que existe de mais moderno no Brasil, possibilitando diversas formas de pagamento, principalmente, por meio de aplicativo de celular. “Mas também serão instalados 44 parquímetros na área central da cidade, e será feito convênio para venda dos tíquetes em cerca de 50 estabelecimentos comerciais da cidade. Também serão gerados 29 empregos diretos; a maior parte para pessoas daqui, que serão contratadas como fiscais de rua. E o Município ficará com 5,25% do total arrecadado, o que significa cerca de R$ 0,10 por cada hora de estacionamento”, revela Dias.

A secretária de Planejamento e Urbanismo, Marli da Rosa, lembra que a implantação do estacionamento rotativo é uma reivindicação antiga da sociedade migueloestina, e também uma necessidade identificada em estudo técnico de trânsito já realizado. O mecanismo integra uma série de ações para melhorar a mobilidade urbana, como melhoria das condições do asfalto, implantação de ruas de mão única, acessibilidade de calçadas, adequação da sinalização e otimização do transporte coletivo. “Este conjunto de ações vai proporcionar um trânsito muito mais ágil, confortável e seguro para toda a população”, salienta a secretária.


COMPARTILHE:

Copyright © 2009-2018 Prefeitura Municipal de São Miguel do Oeste - SC.
Todos os direitos reservados.

DBlinks Agência Digital