Você está em: Home • Notícias • Escolas do Campo participam da etapa regional do programa Verde é Vida

Escolas do Campo participam da etapa regional do programa Verde é Vida

As escolas do campo da rede municipal de ensino de São Miguel do Oeste, com o apoio da Secretaria de Educação, têm buscado e trabalhado projetos que visem mudança de hábitos e costumes das famílias que residem no interior.

Desta forma, foi pensado e implantado o projeto “Composteira de Rejeitos”, pelo grupo ambiental da Escola Municipal Waldemar Antônio Von Dentz (Linha Canela Gaúcha), integrado por alunos do 8º ano. E, na Escola Municipal Pe José de Anchieta (Linha Dois Irmãos), o projeto “Forno Solar”.

Conforme a professora que coordena o grupo que construiu a Composteira de rejeitos, Elaine Muller, o projeto tem por objetivo a implantação de alternativas visando o destino adequado para o papel higiênico, bem como evitar queimadas que são frequentes tanto em escolas do campo como nas propriedades rurais.

Elaine afirma que este tem sido um trabalho multidisciplinar, com o apoio da direção, coordenação e demais professores da escola, onde os alunos estão se dedicando inclusive no contraturno escolar. “O empenho valeu a pena, pois nosso projeto foi selecionado para participar da etapa regional do programa Verde é Vida, promovido pela Afubra”, comentou a professora.

Na Escola da Linha Dois Irmãos, o Forno Solar é prático, simples e de baixo custo e vem auxiliar as famílias que, por exemplo, residem longe da propriedade e levam alimentos para o consumo durante o dia. O Forno é confeccionado com materiais recicláveis e, no verão, chega a atingir uma temperatura de mais de 150°.

“Queremos despertar para a sustentabilidade e oportunizar às famílias do campo uma forma mais prática para preparar ou aquecer seus alimentos”, explicou a professora de Ciências, Marcelí Berwanger.

A fase regional acontece no dia 21 de setembro, em São Miguel do Oeste, no auditório da Escola Municipal Emma Balke e, para esta fase, um trabalho segue para a estadual, em Cruz Alta/RS, no próximo ano.

Copyright © 2009-2017 Prefeitura Municipal de São Miguel do Oeste - SC.