Você está em: Home • Notícias • Programas agrícolas são apresentados ao COMDER

Programas agrícolas são apresentados ao COMDER

O Município de São Miguel do Oeste deve investir em programas ligados à agricultura, a partir do próximo ano, até 40% a mais do que a média de anos anteriores. A informação é do secretário de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, Renato Romancini. “Nosso objetivo é fortalecer o setor primário, por meio de ações efetivas que valorizem a economia rural”, salienta.

O prefeito, Wilson Trevisan, pondera que a efetiva aplicação dos recursos depende do crescimento da arrecadação. Durante a primeira reunião deste ano com o COMDER (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural), realizada na tarde de ontem (19), no Salão Nobre da Prefeitura, foram apresentados os programas que serão desenvolvidos.

Na oportunidade, o prefeito também agradeceu aos agricultores pela compreensão nestes primeiros meses de governo, em virtude da contenção de gastos do Município, mas salientou que existe uma programação que contempla atenção especial à agricultura.

O setor será fomentado por programas de Pecuária de Leite; Meio Ambiente; Água Pura; Agroindústria; Alimento Seguro; e Agroempreendedorismo. “Todos estes programas serão inclusivos, levando em consideração as particularidades de cada produtor e propriedade. Na prática, vamos melhorar e implantar pastagens perenes, investir em genética, produção de mudas de pastagens e de árvores nativas e exóticas, além de subsídio para aquisição de horas máquinas terceirizadas”, ressalta o secretário de Agricultura.

Romancini chama atenção, ainda, para outras ações, como a recolha de materiais recicláveis no interior, construção de fontes protegidas, fomento à pequena agroindústria familiar, capacitação de jovens para a sucessão rural, e projetos de piscicultura, olericultura e pomares domésticos orgânicos.

“É um conjunto de ações que, somadas, irão alavancar o setor agrícola de nosso município, e aumentarão a oferta de produtos da agricultura familiar à alimentação escolar e feira livre municipal. Não basta investir; é preciso diagnosticar a nossa realidade e investir da forma correta. Queremos profissionalizar cada vez mais este setor, e incentivar o perfil gestor em nossos agricultores”, sintetiza o secretário.

As ações serão desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Piscicultura, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Epagri.

Copyright © 2009-2017 Prefeitura Municipal de São Miguel do Oeste - SC.