Você está em: Home • Notícias • Educação e Escola do Campo lançam projeto Escola e Família compartilhando saberes

A secretaria de educação de São Miguel do Oeste, em parceria com a E.M.E.I.E.F. Padre José de Anchieta, da linha Dois irmãos, lançou no domingo, dia 20, o projeto de leitura Escola e Família Compartilhando Saberes, a fim de oportunizar, compartilhar e socializar as informações também aos moradores do campo.

O projeto, segundo a coordenadora da educação do campo na secretaria, Maria Helena Mosquen, nasceu no XXVII Encontro Estadual do MST/SC, a partir da afirmação de um agricultor “No campo não chegam os informativos”. Assim surgiu a idéia de desenvolver este projeto nas Escolas do Campo, visando a circulação de materiais informativos e periódicos do espaço urbano também no meio rural.

As populações do campo necessitam das informações que circulam na cidade e a Escola do Campo será, neste projeto, o meio de acesso aos informativos, jornais, revistas, folder e cartilhas. A Escola irá circular o material em uma sacola de leitura, a qual será levada pelos alunos para casa para que todas as famílias, da educação infantil, ensino fundamental e Proeja, tenham acesso.

Maria Helena ressalta que diversos setores sociais se colocaram a disposição para fornecer os materiais, entre eles: Cooperoeste Terra viva, Aurora Alimentos, Sicoob, Sicredi, Crehnor, Oeste Bio, Epagri, Revista S.O.S Saúde, Sindicato dos Produtores Rurais e Movimentos Sociais como MST e MPA. Outros setores que tem interesse em contribuir poderão estar contatando com a equipe da secretaria municipal de educação.

“A Escola do Campo é mais do que escola, não é apenas local de ensinar, é o centro da organização, do lugar da política pública, é o equilíbrio social da comunidade, o local de vivência e de compartilhar saberes. A escola é a mobilidade do campo”, afirmou a educadora Maria Helena.

Copyright © 2009-2022 Prefeitura Municipal de São Miguel do Oeste - SC.