Você está em: Home • Notícias • Mais de 10 mil pessoas prestigiam a 2ª Festa das Etnias e da Cultura Gaúcha

Mais de 10 mil pessoas prestigiam a 2ª Festa das Etnias e da Cultura Gaúcha

A Secretaria de Cultura, Lazer e Turismo de São Miguel do Oeste, realizou no final de semana a 2ª edição da Festa das Etnias e Cultura Gaúcha, na praça Walnir Bottaro Daniel.

De acordo com a secretária de cultura, Paula Licks, cerca de 10 mil pessoas circularam durante os três dias de festa ocasião em que prestigiaram a 2ª Feira do Livro e a 2ª Feira de Artesanato. A festa vem para fomentar a cultura no município, incentivar a leitura e os escritores, movimentar a compra de livros e o comércio de artesanato, além de fazer o resgate das nossas raízes de colonização através das etnias.

A população presenciou espetáculos de alto nível cultural que foram apresentados por Grupos de Dança de Crissiumal/RS, Oberá/Argentina, Nova Erechim/SC, San Pedro/Argentina e Guaraciaba/SC, além dos grupos de São Miguel do Oeste.

Os pontos altos da festa, de acordo com Paula, foi a Feijoada com a etnia afro e os dois programas de rádio, transmitidos ao vivo no sábado e no domingo, além das danças, o lançamento de cinco livros, artesanato, contação de histórias pelo Sesc e projeto Quebrando o Silêncio.

Paula ressalta que a festa já integra o calendário municipal de eventos e a cada ano tem se firmado e fortalecido, em razão também do envolvimento das etnias e dos tradicionalistas. Ela confirma a 3ª edição que deve acontecer em 2013.

“Além das danças, espetáculos e vestimentas típicas, a comunidade teve a oportunidade de experimentar a gastronomia típica de cada etnia e grupo. Foram três dias de festa, com momentos de forte expressão da cultura do nosso povo migueloestino, além de guaraciabenses, gaúchos e argentinos”, comentou Paula.

A primeira dama, Adriana Cagol, ressaltou a importância destes eventos que tem levado turisticamente o nome de São Miguel do Oeste para outros lugares. “Temos a cultura em praça aberta, onde a expressão, a energia, a leitura, o artesanato e o lazer se encontram num colorido especial, passeando pela Itália, Polônia, Alemanha, África e Rio Grande do Sul através das etnias. Temos que seguir com estas ações que tem fomentado a cultura e o comprometimento com este e muitos outros eventos em SMO”, enfatizou Adriana.

Grupos participantes da 2ª Festa das Etnias e Cultura Gaúcha:

• Programa Viver com Arte (fusão de ritmos - samba, percussão, capoeira, hip-hop, ballet e participação especial do Rap Michel)
  • Oficina de Dança de salão para Idosos (Programa Viver com Arte)
  • Dança e Cultura Gaúcha (Programa Viver com Arte)
  • Ítalo Germânico
  • Coral Grupo Cecondi, Raggio di Sole
  • Guerreiros do Batuque
  • Braspol Smopolska
  • Studio Ritmus de Dança
  • Grupo de Danças de Salão Baila Comigo
  • Invernadas Artísticas do CTG Porteira Aberta
  • Espetáculo Folclórico Argentino Ballet de San Pedro
  • GEMP - Escola e Cia de Dança de Crissiumal/RS
  • Ballet Ucraniano de Oberá/Missiones/Argentina
  • Grupo Mirim de Danças Italianas – Cecondi
  • Grupo Lischteinstein
  • Bloco Carnavalesco Cia da Alegria

Vencedores Chopp em metro

Sábado (22) - Vilson Rasch

Domingo (23) - Dímitri Abdala

Vencedores Serrote

Masculino - Sírio Heydt e Valdir Anschau

Feminino - Inês e Maria ( Feminino)

Copyright © 2009-2019 Prefeitura Municipal de São Miguel do Oeste - SC.